A recuperação do Complexo Arquitetônico e Cultural Porto das Barcas, localizado em Parnaíba, no litoral do Piauí, está em suas etapas finais antes da inauguração. O local, de quase 300 anos, é um dos principais pontos turísticos e culturais da região.
De acordo com Fábio Novo, Secretário de Cultura do Piauí, o porto será devolvido como um dos mais belos cartões postais do Piauí. “É a maior obra de recuperação de patrimônio histórico em execução no nordeste. Quando iniciamos, poucos acreditavam! Hoje todas as 28 lojinhas, restaurante e a pousada estão prontas e funcionando”, destacou o secretário, em uma postagem com diversas imagens do complexo em suas redes sociais.
O secretário explicou também as novidades que o lugar ganhou nessa etapa de reformulação. “O local ganhou ainda um peer e daqui os barcos voltarão a sair estimulando o turismo para o Delta do Rio Parnaíba. Duas outras novidades é o Museu do Delta que vai contar e mostrar como vive o homem do Delta, sua natureza e navegação. Imagine um museu com embarcações em tamanho real e com esqueletos do peixe-boi e baleias. Aguente só mais um pouquinho! Nossa vistoria de hoje alinhou os próximos passos para a entrega da maior intervenção cultural do Piauí dos últimos 50 anos”, reiterou.
O Governador Wellington Dias (PT) também destacou a obra em suas redes sociais e parabenizou o secretário pelo trabalho. Segundo o líder estadual, os últimos detalhes estão sendo finalizados para a inauguração. “Fotos lindas de como está ficando o novo Porto das Barcas, que traz de volta o Cartão Postal de Parnaíba e do Piauí, com a novidade do Museu do Delta! É o Pro Piauí na Cultura. Parabéns ao secretário Fábio Novo, coordenador deste grande projeto de recuperação de um patrimônio dos piauienses. Estamos finalizando os últimos detalhes para a inauguração!”, escreveu.
Fotos: João Albert
Fonte: Meio Norte