A Comissão de Desenvolvimento Regional do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira, 16/09, o Projeto de Lei que altera a utilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). A proposta garante mais recursos a fim de melhorar a qualidade da internet nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Municípios mais pobres dessas regiões possuem uma carência na disponibilidade de internet, sendo assim, o projeto aprovado visa reduzir a desigualdade de acesso à rede. Ele aumenta de 30% para 70% o montante de recursos do FUST a serem investidos nisso. A maior parte do dinheiro, 32%, será destinada à região Norte, 26% para o Nordeste e 12% para o Centro-Oeste.
O relator do projeto, senador Romero Jucá (PMDB-RR) explica a finalidade da proposta. “As empresas que fazem investimentos em banda larga e telefonia possam ter este recurso subsidiado para fazer investimentos que não têm rentabilidade. Elas fazem investimentos em grandes cidades porque essa rede dá lucro, as pequenas cidades não dão lucro”.
Fonte: 180graus