Casal de noivos da Rei do Cangaço, o casal mais animado, vencedor de todos os concursos que participou em 2012. (Foto: Valdênia Santos)

A grande final do concurso de quadrilhas no XII São João da Parnaíba aconteceu na noite desta sexta-feira (06). A praça de eventos Mandú Landino recebeu a torcida de cada grupo cultural e a população em geral, que prestigiou a apresentação das cinco finalistas do concurso de quadrilha adulta: Sanfona de Prata, Libera e Mexe, Balança Mas Não Cai, Lumiar e Rei do Cangaço.

Todas as quadrilhas fizeram uma belíssima apresentação, com figurinos bem elaborados, um show de coreografia e muitas surpresas.

A campeão 2012 foi a quadrilha Rei do Cangaço, com 110 pontos. O grupo que soma 10 títulos de campeã no São João da Parnaíba, foi também, a campeã 2012 do Festival Cidade Junina, promovido pela TV Clube, em Teresina. Este ano o grupo representou o Piauí em concurso regional, no estado de Pernambuco. “Esses títulos foram fruto de muito trabalho, muita garra e muito suor derramado. É uma emoção sem explicação e só foi possível devido a dedicação de cada integrante do grupo, que ama o que faz.” Disse Carlos Alberto, presidente e fundador do grupo cultural Rei do Cangaço.

Em segundo lugar ficou o grupo cultural Lumiar, com 108 pontos e em terceiro, a quadrilha Balança Mas Não Cai, com 105,5.

Este ano a Rei do Cangaço veio com o tema “A invasão do Cangaço na Festa de São João” e deu início a sua apresentação com o casamento e em seguida um número de xaxado, ritmo difundido como uma dança de guerra, pelos cangaceiros, na década de 20.

Como em todos os anos, a quadrilha do bairro Piauí, veio com um figurino original, confeccionado pelos próprios quadrilheiros, que trás roupas e adereços de cangaceiros, customizadas para a festa de São João e chapéus de couro, como os que eram usados no cangaço. Tudo fruto de muita pesquisa, nesses 13 anos de existência do grupo.

Para finalizar a noite, foi programado o show da banda Explosão do Som e Forrónejo. Mas devido ao atraso das apresentações das quadrilhas, a Explosão do Som não se apresentou, segundo a Secretaria de Cultura, a banda tinha uma outra apresentação em uma cidade vizinha.

 

 Fotos: Valdênia Santos