Reinaldo Rueda assinou com a seleção chilena até o fim das eliminatórias para a Copa de 2022 e, caso se classifique para o Mundial, renovará o vínculo (Foto: André Durão)
Reinaldo Rueda assinou com a seleção chilena até o fim das eliminatórias para a Copa de 2022 e, caso se classifique para o Mundial, renovará o vínculo (Foto: André Durão)

É oficial. Reinaldo Rueda é o novo técnico do Chile. Depois de se despedir do Flamengo nesta segunda-feira, o treinador colombiano foi anunciado com o novo comandante da Roja. Em comunicado divulgado em seu site oficial, a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) confirmou Rueda como novo chefe da seleção.

O contrato será até o fim de 2021, ou seja, até o final das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Caso os chilenos se classifiquem, o vínculo será prorrogado. O presidente da federação chilena, Arturo Salah, celebrou o acordo com o ex-treinador rubro-negro.

– Tomamos o tempo necessário para ter a melhor alternativa para a nossa seleção. Um técnico com experiência em seleções, que classificou para Mundiais e conta com uma trajetória esportiva de alto nível – declarou o dirigente.

Será a terceira vez que Reinaldo Rueda treinará uma seleção. Antes, ele, que está com 60 anos, comandou a Colômbia – em duas passagens, em 2002 e entre 2004 e 2006 –, Honduras, entre 2006 e 2010, e o Equador, de 2010 a 2014. Participou das Copas de 2010, pela seleção hondurenha, e de 2014, com a seleção equatoriana. Arturo Salah enalteceu a experiência do comandante colombiano como uma das principais qualidades na escolha do novo treinador do Chile.

– Esperamos que Reinaldo Rueda consiga grandes objetivos com a Roja, e que dê sua experiência a todas as seleções, desde a adulta até os juvenis, permitindo passar seus conhecimentos, estilos e definições técnicas a todas as categorias, o que vai em direta relação com um dos objetivos de nosso plano estratégico: resultados sustentáveis a nível de seleções nacionais.

A NOVELA RUEDA

Desde dezembro, Reinaldo Rueda é cogitado para assumir a seleção chilena. A imprensa do país deu o acordo como concretizado desde o início deste mês, mas o treinador só se manifestou nesta segunda-feira, após chegar ao Rio de Janeiro e definir sua situação com o Flamengo.

No desembarque, o treinador desmentiu o acerto com a Roja. No entanto, no final do dia, ele e o Rubro-Negro oficializaram a rescisão de contrato. Para tirar o colombiano do Flamengo, o Chile irá desembolsar cerca de 400 mil dólares (em torno de R$ 1,3 milhão) para arcar com a multa rescisória.

Rueda substituirá o argentino Juan Antonio Pizzi, demitido do Chile após não conseguir a classificação do país para a Copa do Mundo de 2018. Pizzi, inclusive, assumiu o comando da Arábia Saudita e estará na Rússia. A estreia do colombiano à frente da Roja será no dia 24 de março, em amistoso contra a Suécia, em Estocolmo.

Fonte: Globo Esporte