A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a segunda fase do ensaio clínico de um medicamento de uso oral contra a dengue. O medicamento é chamado de EYU688 e está sendo implementado pela empresa farmacêutica Novartis Biociências.

A promessa é de que o remédio atue inibindo a replicação dos quatro sorotipos do vírus da dengue em pacientes já infectados pelo mosquito Aedes aegypti. A permissão foi dada após a conclusão dos benefícios potenciais do medicamento, apresentados em dados de estudos pré-clínicos e clínicos.

De acordo com a resolução, serão feitos 38 ensaios clínicos em pacientes recrutados por centros de pesquisas vinculados. Serão: 7 em Brasília (DF), 7 em Manaus (AM), 7 no Rio de Janeiro (RJ) e 17 nas cidades paulistas de Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP).

A pesquisa será feita de forma randomizada, duplo-cego, e controlada por placebo, ou seja, os pacientes serão divididos em dois grupos aleatórios. O primeiro recebe o medicamento em teste e o outro, um placebo.

Caso o resultado seja positivo, o medicamento passa para a terceira fase, com testes feitos em humanos em maior escala.

FONTE: SBTNEWS