Após participação na aula inaugural do curso de Medicina realizada na manhã deste sábado (20) uma comitiva visitou as obras de instalação do curso de Medicina no campus Ministro Reis Veloso.

Ao lado do prefeito Florentino Neto, do reitor Arimatéia Dantas, do diretor do campus Alex Marinho e convidados, o diretor de desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Vinícius Ximenes, se mostrou entusiasmado com as novas instalações de salas de aula e laboratórios.

Responsável pela formação do Programa Mais Médicos no Brasil, Vinícius Ximenes também falou com alegria sobre as mudanças das políticas públicas de saúde e educação no país propostas pelo Governo Federal.

Ações no ensino em saúde

Vinícius Ximenes, médico sanitarista, explicou que o Programa Mais Médicos tem os eixos de serviço e de formação, sendo responsável pelo último. Entre as ações na área de ensino em saúde, além da ampliação na oferta de vagas nos cursos de graduação e em residência médica, ele cita: novos parâmetros para a formação médica; aperfeiçoamento de profissionais para a atenção básica em saúde; formação e valorização de preceptores e docentes para a área, entre outras.

O diretor de desenvolvimento da Educação em Saúde explica que as ações da área da educação terão resultados significativos em um prazo de 6 a 10 anos. “O Programa contempla as ações de caráter temporário e emergencial. Mas a proposta educacional tem um prazo mais estendido e pretende reorientar nosso modelo de atuação na saúde básica”, declarou. Ele também destacou as avaliações constantes dos cursos de graduação e dos programas de residência e o acompanhamento do Programa pelos tutores e supervisores.

Fonte: Ascom