Uma comitiva da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), liderada pelo seu presidente, Olavo das Neves, visitou nesta quarta-feira (2) a Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba, para obter informações técnicas e subsídio para a implantação da ZPE paraense.
“Hoje Parnaíba está dando exemplo, ao nível de Brasil, pela forma como vem implantando a ZPE do Piauí”, disse Olavo, que estava acompanhado de outros membros da Codec, como o diretor administrativo e financeiro, Helvio Arruda; o diretor técnico, Raimundo Wanderley; e o diretor de estratégias e relações institucionais, Marinoel Manolo.
Eles foram recebidos pelo presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso; pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; e os diretores da ZPE Carlos Alberto Teles, Dinarte Porto e Roger Jacob, e o assessor técnico Djalma Lacerda.
Depois de uma visita de campo ao parque industrial, à Unidade de Tratamento de Esgotos (ETE) e à Unidade de Tratamento D’água (ETA), a comitiva paraense foi recebida na sala de reuniões da sede administrativa da ZPE Parnaíba.
O presidente Paulo Cardoso e os diretores presentes fizeram uma exposição do investimento do governo na zona de processamento de exportações piauienses e responderam perguntas. Olavo das Neves informou que a ZPE do Pará está na construção de suas estruturas primárias, portanto num estágio anterior à ZPE Parnaíba.
Sobre suas impressões em relação à ZPE piauiense, Olavo das Neves disse: “Estamos surpresos com o profissionalismo das pessoas envolvidas, por demonstrarem conhecimento amplo sobre o assunto, e também com as perspectivas de negócios que surgem para o Piauí”.
Os membros do governo paraense disseram que a visita para busca de informações técnicas em Parnaíba foi recomendada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por ser a zona de processamento de exportação mais avançada do país, e considerada modelo de organização, segundos os moldes típicos de um condomínio industrial exportador.
O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, manifestaram disposição no estabelecimento de um intercâmbio de comunicação e conhecimento entre as ZPE do Piauí e do Pará.
Estágio atual da ZPE Parnaíba
A ZPE Parnaíba está em fase final de conclusão da sua segunda etapa de obras, faltando os investimentos complementares, necessários à implantação dos órgãos federais de fiscalização, como a Receita Federal que controlará toda a área que será alfandegada. O governador Wellington Dias já autorizou os investimentos complementares. A primeira indústria da ZPE Parnaíba está concluindo o ajuste nos seus equipamentos, para iniciar a produção de cera de carnaúba. Diversas toneladas do produto em estado bruto já se estão armazenadas no galpão desta primeira indústria. O beneficiamento deverá iniciar dentro de poucos dias. Esta primeira etapa terá 10 indústrias exportadoras.
Fonte: Ascom ZPE