Os governadores do nordeste buscam estreitar relações com o exterior em busca de parcerias em diversas áreas. O governador Wellington Dias; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; e os representantes dos nove estados estiveram reunidos, nessa segunda-feira (29), em Brasília, com o embaixador da Rússia, Serguey Pogosovich Akopov, para tratar sobre a Missão Internacional Brasil-Rússia e as possibilidades de comércio entre os dois países.  Os gestores tiveram ainda uma reunião de trabalho com o ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da República Francesa, Jean-Yves Le Drian, e o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

O governador piauiense revelou que na reunião com o embaixador russo ficou prevista a ampliação do comércio entre os dois países, especialmente com a região nordeste já para o primeiro semestre de 2020, e que haverá reuniões de preparação até lá.  De acordo com Wellington, o embaixador também manifestou o interesse iminente na instalação do novo Banco de Desenvolvimento, instituição financeira criada em 2015 pelo grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África, o Brics, no nordeste brasileiro.

“Há um interesse estratégico de investir nessa região. Nós compramos produtos da Russia e também exportamos, e queremos ampliar essa relação. Em junho, iremos participar de um grande encontro de negócios que tem na Rússia, buscando estreitar as relações do setor público e privado”, explicou o gestor.

Já, sobre a reunião com os franceses, Wellington destacou a participação da região nordeste no Acordo de Paris para o desenvolvimento sustentável e o posicionamento  firme do ministro francês em apoiar projetos bem estruturados. “O Piauí já apresentou projetos para a Agência Francesa de Desenvolvimento que preveem investimentos para um conjunto de barragens sequenciais voltadas para a recuperação de uma grande região úmida dos rios do semiárido com a recuperação da mata ciliar, recarga dos lençóis freáticos e a criação de oportunidades para a piscicultura e agricultura  familiar sustentável, além de investimentos como a estruturação de parques, assim como na área da infraestrutura e fomento à geração de renda e educação”, comentou Dias.

Os franceses também examinam apoiar projetos nas áreas de energia éolica, solar  e saneamento. “São oportunidades para parcerias público-privadas”, comentou o governador piauiense.

O encontro teve a participação de governadores ou representantes dos nove estados nordestinos. Participaram os governadores Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Paulo Câmara (PE) e Rui Costa (BA). A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino; representante do Maranhão Ricardo Cappelli; representante do Ceará César Ribeiro; e representante de Alagoas Luciano Barbosa.

Fonte: CCOM