Na tarde desta terça-feira (08/11), foi realizada pela Federação de Futebol do Piauí (FFP), na sede da entidade na capital Teresina a reunião arbitral que visou esclarecer aos representantes dos times que participarão do Campeonato Piauiense 2023 as regras da competição válidas para jogadores e técnicos, e para tirar dúvidas sobre a competição.

Foram convocados para a reunião os oito presidentes dos times piauienses que irão participar da competição. São eles; River, 4 de Julho, Altos, Corisabbá, Fluminense, Parnahyba, Comercial e Ferroviário.  De acordo com a FFP, o Piauiense 2023 tem previsão de início para o dia 11 de janeiro, sujeito a alteração.

Reunião arbitral na sede da FFP em Teresina. (Foto: Divulgação: FFP)

Sobre as regras

Os clubes participantes poderão inscrever até 50 atletas. A disputa será divida em três fases; Classificatória, semifinal e final. Na classificatória, acontecem os jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos e os 4 times com melhor índice técnico se classificam para a fase seguinte.

Na semifinal, os times também participam dos jogos de ida e volta. Havendo empate ao final da partida, avança para a final o clube com melhor campanha na fase classificatória.

A final será disputada em dois jogos, com o segundo jogo na casa da equipe com melhor índice técnico da competição. Em caso de empate ao final dos dois jogos, o campeão será o clube de melhor campanha em toda a competição.

Classificação

O campeão do Piauiense 2023 garante vaga na Copa do Nordeste 2024, Copa do Brasil 2024 e série D do Campeonato Brasileiro 2024. O vice tem direito à Copa do Brasil 2024 e Série D do Campeonato Brasileiro 2024.