Com as escolas fechadas e os alunos em casa seguindo as lições pela internet e aplicativos, muitos pais se viram em uma nova função: a de professor. Jennifer Lopez até falou sobre isso com Ellen DeGeneres, comentando a dificuldade nessa nova tarefa.
Quem também teve essa mudança de rotina foi Ricardo Pereira, casado com Francisca Pinto, e pai de Vicente, de 8 anos, Francisca, 6, e Julieta, 2. O ator descreve ao G1 o novo dia a dia da família:
“Eu virei o professor do nosso filho e a Francisca virou professora da nossa filha.”
“Tentamos seguir o padrão e tudo o que a escola manda para nós passarmos para eles. Tentamos seguir um horário que a escola também determina de aulas. Sempre fazendo isso tudo com a rotina certinha.”
O ator conta que reserva o horário da manhã para as aulas: “Para depois eles terem a tarde mais livre para fazerem o que eles quiserem e pra gente também fazer outras atividades com eles.”
“A gente se ajustou a uma rotina de casa em que tentamos, obviamente, não só educar os nossos filhos e continuar o papel que a escola estava fazendo, mas passar o tempo com eles e entretê-los com outras atividades.”
Julieta, Francisca e Vicente, filhos do ator Ricardo Pereira e Francisca Pinto — Foto: Divulgação
Isolamento não é novidade
Ricardo diz que o isolamento não é uma novidade para a família. Por isso, essa nova realidade não gerou problemas em casa.
“Passamos muito tempo juntos. A gente se isolava como família também. Estar todos juntos não é uma novidade para nós. Somos uma família bem unida, em qualquer lugar para onde formos a gente gosta de levar todo mundo.”
Mas isso não quer dizer que a mudança na rotina não tenha gerado nenhuma alteração no comportamento dos moradores da casa.
“Obviamente que provoca uma ansiedade em todos. Provoca, às vezes, alguma irritação e é isso que temos que tentar contornar. É muito importante nesse momento mantermos o nível de ansiedade lá embaixo, relaxar, procurar fazer atividades que levem as pessoas pra um lugar mais feliz.”
Ricardo Pereira e a mulher, Francisca Pinto — Foto: Reprodução/Instagram
“É muito difícil, obviamente. As pessoas ficam todas no mesmo lugar durante muito tempo, todos nós temos os nossos amigos, os nossos lugares que gostamos de estar, gostamos de sair, de socializar, sejam crianças ou adultos, cada um do seu jeito. Então, quando todos ficam no mesmo espaço durante muito tempo acaba surgindo uma irritação.”
Ricardo conta que ele e a mulher, Francisca, tentam encontrar um equilíbrio para lidar com o novo desafio. Além das brincadeiras com os filhos, eles procuram ouvir músicas e fazer atividades mais leves:
“Fazemos coisas que nos afastam um pouquinho desse estado preocupante que estamos vivendo no mundo e que nos faça, de certa forma, trazer um sorriso, uma leveza, mesmo que seja difícil nesse momento. Eu acho muito importante para a sanidade mental de todas as pessoas que estão em casa.”
Fonte: G1
Covid-19: Saúde libera mais R$ 4 bilhões para estados e municípios