O vereador de Parnaíba, Ricardo Veras, concedeu entrevista na edição desta segunda-feira (11) do Jornal da Costa Norte. Na ocasião, ele abordou o projeto de lei oriundo do Poder Executivo Municipal que trata da retirada da cidade de Parnaíba do consórcio dos municípios da Planície Litorânea do Piauí. A matéria foi apreciada e aprovada no plenário da Câmara Municipal na semana passada.

Ricardo Veras posicionou-se contrário ao projeto de lei e justificou sua postura. “O consórcio foi criado em 2013 para que os municípios pudessem fazer o tratamento de resíduos sólidos, mas acabou sendo usado para possibilitar a vinda do tratamento do câncer a Parnaíba. Por isso eu me posicionei contra, achando que trata-se de um retrocesso para a cidade e para a população”, explicou o vereador.

Ainda sobre o tratamento oncológico, Ricardo Veras destacou que o mesmo é algo consolidado, sendo realizado por meio de hospitais instalados em Parnaíba. “Perder o tratamento é uma coisa difícil de acontecer, porém nos preocupa é a fala do prefeito Mão Santa, que chegou a dizer que a cidade não merecia o tratamento, durante a visita do ex-ministro da saúde Ricardo Barros”, disse.

O vereador afirmou ainda que o projeto de lei não conta sequer com uma justificativa aceitável e que é possível haver a perda de recursos por conta da retirada de Parnaíba do mesmo. “O consórcio era um instrumento que não vinha sendo utilizado. Era necessário que o prefeito com uma boa equipe técnica estivesse fazendo uso do deste instrumento, com criatividade para discutir os temas importantes para a cidade”, completa.

Ainda durante a entrevista, Ricardo Veras fez outras críticas à gestão municipal quando o quesito é saúde. “Parnaíba deixou de contar com quase 40 novas equipes de saúde da família simplesmente porque o sistema do Ministério da Saúde não foi atualizado da forma como deveria ter sido”, argumentou.

Por fim, o vereador falou também que seu partido, o PSD, saiu fortalecido das últimas eleições municipais, quando fez o deputado estadual Georgiano Neto como o mais votado. “Certamente vamos lançar uma chapa forte de candidatos a vereador e provavelmente compor a chapa majoritária para as eleições de 2020. Fico muito feliz quando as pessoas lembram do meu nome como possível candidato”, finalizou.