Depois da comemoração por conta de mais um passo dado no Brasileirão série D, o River Atlético Clube volta ao trabalho hoje. A equipe realiza um trabalho físico em uma academia da capital às 10h e, no turno da tarde, treina no CT Afrânio Nunes, na zona sul de Teresina. As atenções agora se voltam para a grande final contra o Botafogo/SP – um duelo que promete ser equilibrado.
O nivelamento das duas equipes já começa nas arquibancadas, conforme levantamento divulgado pelo site oficial do Botafogo/SP. Enquanto o Bota ocupa a segunda colocação no ranking de média de público da Série D, com 10.705,7 torcedores pagantes por jogo, o River vem logo atrás, na terceira posição, com média de 8.043,4 espectadores por partida no Estádio Albertão, em Teresina.
A definição de quem fará o segundo e decisivo jogo da final em casa foi tomada baseada na pontuação total das equipes. O Ríver-PI somou 26 pontos, contra 24 do Botafogo, e, por isso, vai ter o direito de mandar o jogo da volta em Teresina-PI.
A caminhada do time paulista até a decisão da Série D começou com uma grande luta do time para buscar a classificação na primeira fase. Depois de um início instável, o Botafogo se firmou e buscou a vaga com a segunda colocação do Grupo A6, com 13 pontos, três vitórias, quatro empates e uma derrota. Na fase dos mata-matas, o time desbancou o CRAC-GO, com uma vitória (3 a 0) e uma derrota (0 a 1), São Caetano, com vitória (2 a 1) e empate (0 a 0) e, por fim o Remo-PA, com uma vitória (1 a 0) e mais um empate (0 a 0).
Já o River-PI teve uma classificação mais tranquila na primeira fase. Pelo Grupo A2, que contava também com Palmas-TO, Santos-AP, Imperatriz-MA e Guarani-CE, o time fechou como líder, com 16 pontos, tendo quatro vitórias e quatro empates. A partir dos mata-matas, os piauienses tiveram mais trabalho e superaram o Estanciano-SE, com uma derrota (1 a 2) e uma vitória (3 a 0), Lajeadense-RS, com vitória (3 a 0) e empate (1 a 1), além do Ypiranga-RS, com vitória (2 a 0) e uma derrota (0 a 2). A decisão contra os gaúchos foi para os pênaltis e o River-PI levou a melhor com o placar de 5 a 4.
O atacante Nunes é o principal goleador do Pantera tendo anotado até quatro gols. Já o adversário tem como artilheiro o também atacante Fabinho, que tem seis gols nesta Série D.
Os jogos das finais da Série D do Brasileiro acontecem já nos próximos dois finais de semana. A tabela com dias e horários das partidas será divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol, nesta terça-feira (3).
Fonte: Meio Norte