torcida-do-riverUm caldeirão. Foi o que virou o Estádio Albertão nesta segunda-feira de Nossa Senhora Aparecida. Sob os 38 graus de Teresina, o que não apareceu foi o futebol do Lajeadense, que sofreu uma derrota por 3 a 0 para o River-PI, no jogo de ida quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Galo Carijó deu um grande passo na luta pelo acesso à Série B e leva uma excelente vantagem para o jogo de volta, que será realizado no Estádio Alviazul, na próxima segunda-feira. O tricolor piauiense joga por um empate e pode perder por até dois gols de diferença. Se os gaúchos quiserem se classificar precisam ganhar por quatro gols de diferença, levando em conta a possibilidade dos adversário marcarem gols fora da casa. No caso de um 3 a 0, levam a decisão para os pênaltis

Saídos das temperaturas amenas do Sul do país, os jogadores da equipe de Lajeado sofreram com o calor do Piauí, o que não é desculpa para um placar elástico em um momento tão decisivo. Embalado pela festa de 30 mil torcedores, o tricolor mafrense dominou a partida e marcou dois gols já no primeiro tempo.

Aos 20 minutos, Amarildo fez um golaço de fora da área e aos 26, pintou uma homenagem ao Dia das Crianças. O baixinho Fabinho subiu mais alto que todo mundo para cabecear depois de uma bola levantada por Xuxa, ampliado para os donos da casa. No segundo tempo, mais um belo gol. Aos 21 minutos, Esquerdinha tirou do goleiro e marco o terceiro.

No início do primeiro tempo, o Lajeadense tentou pressionar o River na marcação, mas não demorou muito para os donos da casa chegarem com perigo ao ataque. Aos dois minutos, Júnior Xuxa puxou contra-ataque e tocou para Fabinho, que virou o jogo até Jadson. O lateral chegou batendo e no rebote, Fernando tentou, mas foi cortado pela defesa.

O Galo Carijó continuou no campo de defesa do adversário, mas com muitas dificuldades de furar a boa marcação da equipe gaúcha, que aos 12 minutos conseguiu sua primeira oportunidade de gol no jogo. Em bate e rebate na área, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Ramon finalizar direto para a linha de fundo.

fabinho_river

Após o susto, o River continuou melhor e precisou de duas chances para abrir o placar. Primeiro, Eduardo arriscou de fora da área, aos 15 minutos, e viu o goleiro Eduardo fazer uma grande defesa. Depois da primeira tentativa, o tricolor mafrense continuou insistindo nos chutes de longa distância e aos 20 minutos, Amarildo acertou uma pancada no fundo do gol da equipe de Lajes.

Com um gol de vantagem no placar, o Galo não diminuiu o ritmo e deu um calor no Alviazul. Aos 26 minutos, Xuxa partiu pela esquerda e cruzou para o baixinho Fabinho subir sozinho na área para cabecear, ampliando o placar. O Albertão se transformou em um verdadeiro Caldeirão, antes da parada técnica forçada pelos 38 graus que castigaram Teresina nesta tarde de segunda-feira.

Depois da parada, o jogo esfriou um pouco, com um River um pouco mais tranquilo, sem muita pressa, mas controlando o jogo. A única pequena esperança que o Lajeadense teve de diminuir ainda no primeiro tempo foi no final da primeira etapa. Aos 44 minutos, Ramon avançou pelo lado esquerdo e deu o primeiro chute de perigo dos gaúchos, mas o goleiro Naylson segurou a pelota sem problemas.

O Lajeadense voltou melhor para o segundo tempo. No ataque, enquanto tentava articular jogadas com toques curtos, o Alviazul viu os donos da casa se fecharem no campo de defesa. Mas essa postura um pouco mais cautelosa do River não impediu que o time tivesse a primeira chance da segunda etapa. Aos 11 minutos, Fabinho percebeu o goleiro adiantado e tentou encobrir da intermediária. O lateral Igor salvou e jogo para escanteio.

O jogo ficou truncado, com muitas faltas e pouca bola rolando. De qualquer maneira, as melhores chances continuaram sendo do Galo de Piauí. Aos 21 minutos, Esquerdinha quase marcou o terceiro depois de acertar a trave num belo chute de fora da área. A equipe de Lajeado começou a se mostrar cansada e cada vez mais o River fechava os espaços.

O tricolor voltou a dominar completamente o jogo e foi apenas questão de tempo para sair o terceiro gol. Aos 28 minutos, a bola sobrou para Eduardo após bate e rebate na área. O atacante fingiu que ia chutar, fez que foi mas não foi, deixou o goleirão no chão e chutou pro fundo do gol, ampliando para os donos da casa, para alegria da torcida no Albertão. O Lajaedense esboçou uma reação em alguns momento, mas não foi o suficiente para diminuir o placar.

Fonte: Jornal da Parnaíba