Há um ano Parnaíba conta com policiamento comunitário. Na manhã deste sábado (27), foi realizada a solenidade do 1º aniversário da 2ª Companhia Destacada do Batalhão de Polícia Comunitária e da implantação do Ronda Cidadão em nossa cidade.
O Ronda Cidadão é um programa em que a Polícia Militar está mais perto da comunidade, fazendo um trabalho de prevenção com o apoio da população. A solenidade aconteceu em frente à sede do Ronda, localizada na Avenida Dr. João Silva Filho, bairro Piauí.
A solenidade contou com a presença do Cel. Sidney, representando o comandante geral da Polícia Militar do Piauí; Capitão Palhano, comandante do Ronda Cidadão; Ten. Cel. Sousa, comandante do 2º BPM; Capitão dos Portos do Piauí, Castro Junior; dentre outras autoridades, representantes da comunidade e crianças que fazem parte do projeto “Pelotão Mirim”, coordenado pelo cabo Eudes.
O Pelotão Minrim é um projeto, que faz parte do programa da Polícia Militar do Piauí, é desenvolvido em Parnaíba há dois meses, na Escola Municipal Irmã Dedi, pelo Ronda Cidadão que é parceiro e está buscando apoio para dá continuidade ao projeto.
Durante a solenidade, 14 representantes da sociedade, entre empresários e gestores educacionais foram agraciados com o título de “Amigo do BPCOM/ Ronda Cidadão” por colaborarem com as atividades da polícia comunitária durante este primeiro ano de funcionamento.
Segundo o capitão Palhano, o bairro Piauí tem índices de violência menores depois da implantação do Ronda. “Hoje é uma área mais tranquila”, comentou o capitão.
Os policiais que atuam no programa estão capacitados para atender a população, de forma mais humanitária, garantindo o combate à violência.