Parnaíba novamente foi incluída no Programa de Orçamento Participativo (OPA), e está entre as quatro cidades beneficiadas no estado do Piauí. A população mais uma vez pode indicar e votar em projetos e obras que devem ser executadas para melhorar a qualidade de vida dos parnaibanos. Um exemplo é a rua Oswaldo Cruz, no Bairro Piauí. Por lá era tudo areia, e agora a via conta com asfalto para melhor trafegabilidade dos veículos, uma etapa executada através da edição 2023 do programa, como explicou André de Aquino, gerente do OPA. 

Trecho da Rua Oswaldo Cruz, próximo ao Cemitério Santana. O local já foi pavimentado com areia, piçarra e agora é asfaltada.

“O OPA é um programa bianual, por excelência, no qual nós chamamos a comunidade, chamamos o povo das cidades beneficiadas pelo programa a participarem, através de suas associações e no ano seguinte, nós temos um ano de execução dessas obras e serviços que foram escolhidos pela população”.

Na rua Armando Cajubá, no Bairro Sabiazal, a população é beneficiada por pavimentação em paralelepípedo. As obras não param; São mais de 500 metros de paralelepípedo. A moradora Dona Jesus Machado contou que mora há 19 anos na área e está feliz pela obra.  “Graças a Deus está melhorando, antigamente era ruim e agora está ficando bom demais”, disse. 

Segundo André, a indicação, aprovação e execução das obras levam um certo tempo, pois há todo um processo envolvido, mas os canais de comunicação do Governo do Estado estão abertos às reivindicações da comunidade para o mais rápido possível atender as demandas da população piauiense.

André de Aquino, gerente do OPA. 

“Esse processo respeita um cronograma, que é um cronograma que começa com o cadastramento das entidades e das proposta que podem ser de uma três propostas, que depois vão passar por um processo de análise de viabilidade pelas secretarias de estado, que eventualmente executarão as obras […] E uma vez consideradas exequíveis, elas retornam para que sejam parte de votação, de escolha das propostas que serão eventualmente executadas no período seguinte”, explicou.