Com base nos dados oferecidos pelo Ministério da Saúde, é possível identificar quais são as datas de aniversário mais raras do país.

O ano possui 365 dias e ao longo dele, existem as datas em que há menos nascimentos. Com base nos dados oferecidos pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, é possível identificar quais são as datas de aniversário mais raras do país.

O recorte utilizado para este levantamento partiu de dados que se iniciam em 1996. O fato mais impactante é que esses dias estão concentrados em feriados ou coincidem com os festejos de fim de ano. Ficou curioso? Confira.

  1. 1º de janeiro

O dia que abre o ano, a cada 365 dias, é o que contém a menor proporção de nascimentos no Brasil, em relação à média diária, segundo dados do Sinasc.

A taxa de nascimentos em 1º de janeiro é 12,43% menor que a média diária nacional, colocando o dia em 10º lugar. Imaginando que um trabalho de parto pode levar horas desde o momento de internação da mãe, é até compreensível a tentativa de evitar a data.

  1. 7 de setembro

Outro dia pouco badalado entre os bebês é o da Independência do Brasil. Sim, o 7 de setembro é a 9ª data mais rara de aniversários no país.

Segundo o levantamento dos dados do Sinasc, a taxa de nascimento neste dia é 14,22% menor que a média diária.

  1. 30 de dezembro

Mesmo o dia 30 de dezembro não sendo feriado, ele se encaixa na categoria de datas raras de aniversários por estar no período próximo às festas de fim de ano.

Pessoas como o ator Selton Mello sopram velinhas neste dia, cuja incidência de nascimentos é 14,68% menor que a taxa diária do país.

  1. 12 de outubro

Apesar de ser o dia ser das crianças (ok, também da Padroeira do Brasil), o 12 de outubro é a 7ª data com menor índice de nascimentos no país.

De acordo com o levantamento de dados feitos no sistema do Ministério da Saúde, este dia tem uma proporção 15,76% menor.

  1. 15 de novembro

O dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República é mais um feriado que comprova a premissa que colocamos na introdução desta lista: menos pais e mães dispostos a terem filhos neste dia. Dados apontam que há 17,38% menos nascimentos que a média diária nacional.

  1. 29 de fevereiro

Você certamente estava esperando a chegada do 29 de fevereiro, até imaginava que ele seria a data mais rara, certo? Ainda que integre a lista, esse dia que só ocorre a cada 4 anos, nos chamados anos bissextos, não é o mais incomum.

Dados apontam que o 29 de fevereiro possui uma proporção de nascimentos 19,75% menor que a média diária nacional, garantindo o 5º lugar da lista.

  1. 24 de dezembro

Véspera de Natal, família preparando a ceia, era de se esperar que pais, mães e médicos não estivessem muito interessados em colocar uma criança no mundo bem neste dia.

O 24 de dezembro entra para as estatísticas justamente por circundas as festas de fim de ano. Sua proporção de nascimentos é 23,85% menor.

  1. 31 de dezembro

O dia 31 de dezembro, último dia do ano, fica no 3º lugar das datas de aniversário mais raras. A data possui proporção 25,52% menor que a média diária de nascimentos no Brasil.

  1. 2 de novembro

À primeira vista, chamou a atenção o feriado de Finados estar no 2º lugar de datas de aniversário mais raras do Brasil. Os dados do Sinasc indicam que a data possui 26,54% menos nascimentos que a média diária.

  1. 25 de dezembro

Pois é, se você não é Jesus Cristo, mas também nasceu no dia 25 de dezembro, meus parabéns. Seu aniversário é o mais raro do país.

Uma das principais datas do varejo, o dia também é feriado, pós-ceia, certamente um grande motivador para que seu índice de nascimentos seja 29,67% menor que a média diária nacional.

Com informações do Mega Curioso