A vereadora Samara do Estevão (PL) tomou posse nesta segunda-feira (29) na Câmara Municipal de Parnaíba. Ela assume a vaga deixada pelo vereador Thiciano Ribeiro, assassinado a tiros no dia 27 de agosto, em Teresina. Durante a solenidade, Samara lembrou o crime que vitimou o parlamentar e a comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito, em um discurso marcado pela emoção.

Filha do líder comunitário Estêvão Correia, Samara foi a segunda suplente da chapa do PL nas eleições de 2024, quando recebeu 927 votos. Ela chegou ao cargo após a morte do vereador Brunão, que havia transferido o mandato para Thiciano. A definição sobre quem ocuparia a vaga ocorreu no dia 11 de setembro, após parecer jurídico e deliberação da Mesa Diretora da Câmara.

Em seu pronunciamento, a vereadora agradeceu aos eleitores e disse que a posse não aconteceu da forma que havia sonhado. “Lamento muito por essas perdas tão precoces e espero conseguir honrar o trabalho que o Brunão e o Thiciano vinham desempenhando. Penélope era uma grande mulher, que merece ser lembrada pelo legado que deixou”, declarou Samara.

O presidente da Câmara, Daniel Jackson (Republicanos), deu as boas-vindas à nova colega de parlamento. Já o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), parabenizou Samara pelo novo desafio e desejou sucesso em sua atuação.

O caso que levou à posse da vereadora teve grande repercussão. Thiciano e Penélope foram mortos a tiros no Centro de Teresina. O ex-marido da comandante, o guarda civil Francisco Fernando de Oliveira Castro, foi preso e indiciado por feminicídio, homicídio qualificado e tentativa de homicídio.