Nesse final de semana, aproximadamente 300 cirurgias eletivas de catarata foram realizadas em Parnaíba esse fim de semana. Pacientes de 11 municípios, em sua maioria idosos, foram assistidos pelo projeto de descentralização da saúde.
Segundo o Diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Neris Júnior, “Esse ano agente está pleiteando atingir uma marca de 3.000 cirurgias, envolvendo 18 hospitais, que vão desde o Sul do Estado, passando desde Corrente, Canto do Buriti, São João do Piauí, Floriano, Uruçuí, Luzilândia, Barras e chegando até aqui a nossa cidade Parnaíba. Agente sabe que uma grande concentração dos especialistas, os médicos, os cirurgiões e até mesmo dos equipamentos, estão concentrados na capital. E aí com essa estratégia dos mutirões agente busca também além de diminuir as filas, agente levar esse tratamento para mais próximo da população, para que ele possa estar fazendo essa cirurgia mais próximo de casa, melhorando cada vez mais a sua recuperação e ficando junto aos seus familiares e tendo a devolução da sua saúde de volta que é o principal objetivo da Secretaria Estadual de Saúde.
Ao todo são 70 profissionais envolvidos no mutirão que acontece aqui em Parnaiba. Mais dois municípios ainda vão receber cirurgias de catarata: São João do Piauí e Uruçuí. Após a cirurgia o paciente recebe um kit contendo óculos, colírios e orientações.
O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, assegurou que nos próximos quatro finais de semana até o final do ano, cirurgias como essas, serão realizadas, para que se possa possibilitar a diminuição de filas no Sistema Único de Saúde – SUS, no Piauí. Ele supervisionou o início dos trabalhos, em Parnaíba, no sábado(24), acompanhado do Senador Ciro Nogueira e do Deputado Estadual, Júlio Arcoverde.
Este ano são 4 municípios recebendo o projeto de cirurgias eletivas, Parnaíba é a segunda cidade depois de Esperantina. Em números:
Cirurgias de catarata:
300 – Hospital de Esperantina
282 – Hospital de Parnaíba
Cerca de 600 pessoas atendidas
Cirurgias gerais e pediátricas:
30 – Hospital de Luzilândia
17 – Hospital de Bom Jesus
20 – Hospital de São João do Piauí
Foram 649 pessoas atendidas em cirurgias eletivas.
Fonte: TV Costa Norte