Reunião com Ernani Maia, Assis Carvalho, Florentino Neto e demais autoridades

Para evitar transtornos no atendimento ao público durante a transferência do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA) para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o deputado federal Assis Carvalho e o prefeito de Parnaíba Florentino Neto (PT/PI) solicitaram ao secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, que solucione as pendências da unidade de saúde. O HEDA vai funcionar como hospital escola do curso de Medicina que será implantado em Parnaíba, norte do Piauí a partir do próximo semestre de 2013. Maia designou o superintendente de assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, para ir a Parnaíba e tomar as providências necessárias.

Nesta semana, meios de comunicação de Parnaíba noticiaram que no site do Sisu já constam as vagas abertas para o segundo semestre deste ano para o curso de Medicina no município. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a contratação de 16 professores para o curso e a UFPI já está preparando o edital para seleção. O MEC também já aprovou o plano pedagógico do curso. A primeira turma será aberta com 40 alunos.

A estrutura de um hospital escola é exigida pelo MEC para iniciar o curso, que é uma luta antiga do município e foi autorizado ano passado pelo ministro Aloizio Mercadante. O governador Wilson Martins já autorizou os procedimentos burocráticos para a cessão do hospital, atendendo à solicitação do deputado Assis Carvalho.

Fonte: Ascom Deputado Assis Carvalho