A forte estiagem que está maltratando o Piauí, fez com que a campanha contra a febre aftosa fosse suspensa. A debilitação e morte de mitos animais são os principais motivos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) ter suspenso a 2ª etapa de vacinações.
A medida foi considerada favorável por técnicos que avaliaram a realidade. Segundo Lúcio Lopes Neto, médico veterinário da ADAPI regional de Parnaíba, a medida foi determinada através de portaria do governo por conta da seca.
Nesta regional estão seis municípios sendo Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba. Neto alerta a todos os criadores que forem realizar transações comerciais em outros estados, com o gado, devem vacinar e, portanto, procurar a ADAPI para conseguir a autorização de vacina. Enquanto os demais devem aguardar a retomada da campanha. Tão logo o período chuvoso volte e a situação se estabilize as vacinações contra a febre aftosa, na 2ª etapa de 2012, devem acontecer.