Diversos setores ligados a Secretaria da Saúde e comunicação institucional da Prefeitura de Parnaíba se reuniram na manhã de ontem (22/01) para discutir os eixos de ações do Plano Municipal de Contingência da Dengue. As ações se baseiam na vigilância e controle vetorial, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização da população e assistência ao paciente.

A coordenadora de epidemiologia, Karliane Uchoa, ressalta que o foco da campanha municipal, além da mobilização contínua de prevenção e controle, será de sensibilizar a população para a importância de procurar a rede de assistência e atenção básica municipal. Segundo ela, os casos precisam ser notificados. Os dados contribuem para o mapeamento da Vigilância ambiental, e dão uma direção para quais os pontos críticos e locais em que ações e atendimentos precisam ser intensificados.

Outro ponto a ser destacado é a notoriedade do Sistema Único de Saúde no atendimento em casos de doenças epidemiológicas e tropicais. Mesmo sendo atendido primeiramente na rede privada, o governo federal oferece ao cidadão o direito ao exame laboratorial, registro e acompanhamento da doença.

Fonte: Superintendência de Comunicação, com edição do Portal Costa Norte