A Secretária de Cultura do município de Parnaíba, Fátima Carmino, concedeu entrevista, na manhã de hoje (15/02) ao Jornal da Costa Norte, apresentado por Tatiana Corrêa.
Na oportunidade, a secretária falou sobre os preparativos para os desfiles e festas que acontecerão na São Sebastião e outras atividades que acontecerão em pontos da cidade, que fazem parte de uma programação da Prefeitura de Parnaíba juntamente com a Secretaria de Cultura.
Fátima Carmino esclareceu que, a R Comunicações é a empresa contratada para ajudar a organizar o evento, mas a secretaria de cultura é que se mantem a frente da organização.
Nas arquibancadas que estão sendo montadas na Avenida São Sebastião, após o balão do Mirante, dão lugares a mais de três mil pessoas, que poderão ter uma melhor visibilidade da festa que tomará conta da avenida.
Quanto a mudança de local do carnaval, que antes era realizado na Avenida Governador Chagas Rodrigues, Fátima Carmino ressalta que esta decisão foi tomada não só pela secretaria, já que em sua gestão, procurou-se trabalhar com a democracia, e sim, mas também, pela maioria que compõe a Liga das Escolas de Samba de Parnaíba e de todos os blocos.
A mudança trata-se de uma antiga reivindicação dos que fazem parte das escolas, por conta do espaço, já que a cada ano, as alegorias aumentam, assim como o número de componentes, o que dificultava a evolução no antigo local.
Além da escolha do novo local para os desfiles deste ano, a escolha dos jurados teve a participação dos membros de escolas e blocos que compõe o carnaval da cidade.
A secretária relata que toda a estrutura necessária está sendo ofertada, entre as providências que estão sendo tomadas é que todo o percurso dos carros alegóricos serão acompanhados pela Guarda Municipal, além disso, a prefeitura disponibilizará vigias para que as estruturas das escolas sejam preservadas.
Com o melhoramento da premiação das escolas de samba, foi possível que estas pudessem se estruturar de melhor forma. A secretaria visa sempre, de maneira democrática trabalhar para o incentivo a cultura da cidade.