As placas solares serão instaladas nos Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba e Platôs de Guadalupe.
O secretário de mineração, Luiz Coelho, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (10), com membros da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), para tratar sobre instalação de fazendas solares para fornecer energia elétrica barata e de qualidade para as obras: Tabuleiros Litorâneos de Parnaíba e Perímetro Platôs de GuadaLupe.
Segundo Luiz Coelho, o foco da reunião foi tratar sobre a criação de uma comitiva, cuja finalidade é fazer levantamentos e escolher do local onde será instalada as placas com energia fotovoltaica. “Essa comitiva será formada pelos técnicos da empresa alemã, Steag, bem como os dos órgãos: SDR e Dnocs. Além de resolver as pendências referente a parte documental ligada ao processo licitatório, discutimos também o dia em que será feita a primeira vistoria nas obras tanto nos perímetro dos Tabuleiros Litorâneos como nos Platôs de Guadalupe”, explicou.
O gestor informou que a primeira visita técnica às obras dos Tabuleiros Litorâneos ocorrerá na próxima terça-feira (15). “Essa é uma das grandes propostas da Secretaria, visto que essas fazendas solares, que irão transformar energia solar em elétrica, visam baratear o preço da energia e, consequemente, dos produtos cultivados nesses espaços. O projeto também visa buscar soluções para aqueles produtores que estão em dívidas com a Eletrobras”, destacou Luiz Coelho.
Coelho também falou que as placas solares terão tecnologia de ponta e atenderão as demandas dos projetos de irrigação situados nessas duas obras. Em relação aos investimentos dessa obra, o gestor falou que ela contará com investimento do governo estadual e federal. Sobre as visita desta comitiva as obras do Platôs de Guadalupe, o engenheiro agrônomo do Dnocs, Wilson Couras da Silva, disse que ela ficou estabelecida para ser feita na próxima sexta-feira (18).
Fonte: Ccom