Representantes de prefeituras também participaram das reuniões. (Foto: Kairo Amaral)
Representantes de prefeituras também participaram das reuniões. (Foto: Kairo Amaral)

A Secretária Interina de Segurança Pública do Estado, Eugênia Nogueira Villa, esteve durante a última terça-feira (20/01) realizando visitas e reuniões nas cidades de Luís Correia e Parnaíba. No primeiro compromisso do dia, ela esteve reunida com todos os representantes das forças de segurança traçando estratégias para garantir a tranquilidade dos foliões no período do carnaval. Durante os encontros, os representantes de cada área aproveitaram para explanar os diversos problemas enfrentados na segurança pública na região.

“O que ficou traçado desde já com a secretaria de segurança foi esse incremento policial, o fortalecimento da parte de logística, a aquisição de novos equipamentos como viaturas, além de uma nova estruturação no Instituto Médico Legal de Parnaíba que vem enfrentando alguns problemas. Estamos com essa perspectiva que a gente possa ter esse pronto-atendimento à população e incrementar o trabalho policial e as operações que deverão ocorrer”, ponderou Rodrigo Moreira, delegado regional de Polícia Civil de Parnaíba.

Tenente-coronel Costa Lima, ao lado do delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Moreira.
Tenente-coronel Costa Lima, ao lado do delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Moreira.

Já para o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, o efetivo de policiais na corporação é um dos principais problemas enfrentados dentro da PM em Parnaíba. “Nós temos algumas dificuldades. Mas o nosso problema maior, como em toda a Polícia Militar, é o efetivo. Com relação à viatura, não temos problemas. Estamos otimizando o que temos para que possamos cumprir a nossa missão”, disse o tenente-coronel Costa Lima.

Mas nos últimos tempos, um dos problemas que vem trazendo uma maior insatisfação por parte da população é a situação do Instituto Médico Legal de Parnaíba. Como se não bastasse os defeitos nas geladeiras que estão sem funcionar a vários meses e o gerador que se encontra queimado, uma pane elétrica deixou o prédio do IML na cidade sem energia nos últimos dias.

“Vai ter geladeira e vai ter energia. Já tive notícias que um gerador já foi providenciado. E agora vamos autorizar o reparo na instalação elétrica do IML”, afirmou a secretária interina de segurança pública do Piauí, Eugênia Villa.

Eugênia Villa.
Eugênia Villa.

Diante de toda a problemática, a Secretária Interina reconheceu a necessidade de melhorias em alguns setores e afirmou que em breve tudo será normalizado. Mas ao chegar aqui em Parnaíba, ela também descobriu situações que não eram de conhecimento do governo.

Um dos problemas que eram desconhecidos diz respeito às investigações de crimes violentos na região, que na sua maioria são investigados pelo Serviço Reservado da PM, sendo que é papel da Polícia Civil. “Desconheço esse fato, estou conhecendo agora. Homicídio, por exemplo, é pra ser investigado pela Polícia Civil. Estamos treinando e capacitando inúmeros policiais, agentes, escrivães e delegados que serão lotados aqui na grande região da Parnaíba”, explicou Eugênia Villa.

secretaria_melhorias03
Superintendentes, secretários e representantes de entidades estiveram presentes durante as reuniões.

secretaria_melhorias02 secretaria_melhorias05 secretaria_melhorias07

Veja o vídeo:

Por Kairo Amaral