A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão completou 160 anos de existência. O órgão mais antigo do Brasil foi criado através do Decreto 1318, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, em 30 de janeiro de 1854, que instituiu a Reparticipação Geral das Terras. Depois se tornou Diretoria do Patrimônio da União (1932), Serviço do Patrimônio da União (1944) e Secretaria do Patrimônio da União (1988).
Em Parnaíba, a Superintendência do Patrimônio da União comemorou o cumprimento de sua missão instituída desde 2003 que é conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental em harmonia com função arrecadadora, em apoio aos programas estratégicos da Nação.
Ana Célia Coelho Madeira Veras, superintendente do Patrimônio da União no Piauí (SPU/PI), disse que o órgão em Parnaíba está mais próximo das comunidades através do Grupo de Trabalho Estadual de Habitação e de um Comitê Gestor. Os dois grupos englobam atuações de órgãos públicos ligados à gestão ambiental e a sociedade civil por meio de associações e grupos ativistas.
O prefeito de Parnaíba, Florentino Alves Veras Neto, disse que seu primeiro trabalho como gestor público foi à frente da Superintendência do Patrimônio da União. O órgão em Parnaíba é o único no Brasil que não está localizado na capital do Estado. O prefeito ressaltou a importância de uma cultura de valorização dos funcionários dentro do órgão e defendeu parcerias em favor da população. O compromisso assumido pela SPU para os anos seguintes está na ampliação de parcerias e o controle social.
Fonte: Sucom