A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião com os membros do Pronto Socorro Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, com o objetivo de apresentar os principais objetivos da atual secretária de saúde do município, Maria do Amparo, além de expor possíveis soluções a fim de melhorar os serviços de saúde pública na cidade de Parnaíba.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores da área da saúde é a questão da valorização profissional, que segundo a coordenadora médica do SAMU, Nazaré Fonteles, já vem melhorando gradativamente e com mais alguns ajustes pode se tornar referência nos serviços prestados, como a implantação de mais cursos de capacitação para os profissionais que atuam no SAMU.
E projeto para tornar o SAMU de Parnaíba referência é o que não falta. O prefeito Florentino Neto visa tornar o serviço preventivo, ou seja, não tratar o SAMU como um socorro apenas em casos de tragédias, mas pretende modificá-lo, agregando seus conhecimentos a diversas áreas, como exemplo a educação preventiva.
Sérgio Moura, que é coordenador geral do Complexo SAMU e Pronto Socorro Municipal, afirmou que a equipe é bem articulada e que estão disponíveis para os possíveis ajustes que possibilitarão melhorias no Sistema Único de Saúde, o SUS, aqui em Parnaíba, que segundo ele é uma benefício de todos.
A secretária municipal de saúde, Maria do Amparo, explicou que aquele era apenas um primeiro momento de conversa e que muitos outros encontros virão. Também afirmou que será acessível a todos que a procurarem. Os participantes da reunião, por sua vez, não pouparam elogios a nova secretaria de saúde, que diz te ficado surpresa com tamanha receptividade.