O major Denílson está respondendo pelo comando do Batalhão, em Parnaíba. Foto: Daniel Santos

O 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Major Osmar, ainda permanece sem um comandante titular. Até o momento Denílson Gomes é quem está respondendo pelo batalhão, que abrange o norte do Piauí.

Já houve divulgação que um novo tenente coronel assumiria o posto, mas até então não há informações oficiais da Secretária Estadual de Segurança. O major Denílson Gomes é o oficial mais antigo da casa e subcomandante, por isso sempre fica a frente do batalhão.

Segundo ele, está sendo continuado o trabalho deixado pelo tenente coronel Edson Ferreira. Com relação ao tráfico de drogas na cidade de Parnaíba, a maior concentração de bocas de fumo está no bairro Ilha Grande de Santa Isabel. De acordo com o Major há a necessidade de um trabalho conjunto entre as Polícias Civil e Militar, atuação dos órgãos de segurança e também da saúde para tratar dos usuários de drogas. Disse ainda que a Polícia Militar tem desarticulado pontos de venda de drogas.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios, fez críticas esta semana à Polícia Civil de Parnaíba, que segundo ele está acomodada. Enquanto isso é aguardado que nomeie um tenente coronel para assumir o comando do 2° Batalhão de Polícia Militar, que é responsável pelo norte do Piauí.

O fato é que as apreensões de drogas são feitas por causa da dedicação de alguns policiais militares e outra realidade é que os bandidos estão à vontade. A sociedade de Parnaíba tem a impressão de que a punição dos infratores é rara ou, principalmente, insuficiente. Os bandidos que vão presos são reincidentes e acabam sendo postos em liberdade, o que transfere a sensação de insegurança para os parnaibanos. Esta situação também já está cansando os policiais militares, que fazem o patrulhamento, prendem e depois se deparam com os bandidos nas ruas gozando de liberdade.

Outro agravante é que a Polícia Civil de Parnaíba não dispõe de uma equipe de investigação que disponha de equipamentos e de pessoal para investigar os criminosos. Os inquéritos por concluir só aumentam de volume. O secretário Robert Rios informou na imprensa estadual que haverá uma reformulação da Polícia Civil de Parnaíba.