Secretário de Justiça anuncia medidas para desafogar sistema prisional no Piauí
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Carvalho Oliveira Valente, anunciou, na sexta-feira (02/01), cinco ações para otimizar o sistema prisional. O anúncio foi feito durante cerimônia de transmissão de cargo, realizada no Centro Administrativo do Estado.
As iniciativas anunciadas foram à análise dos contratos e licitações da Sejus; redução de 50% dos agentes penitenciários vinculados ao gabinete, para que colaborem nas unidades prisionais; recadastramento dos servidores; realização do censo penitenciário e a criação de um grupo de trabalho para aumentar as vagas no sistema. Daniel Oliveira disse ainda que vai priorizar a retomada da ampliação da Casa de Custódia e da construção da Penitenciária de Altos.
De acordo com o secretário de Justiça, as ações visam acelerar o ritmo e a eficiência do trabalho desempenhando pela secretaria. Em seu discurso, ele enfatizou que vai priorizar a humanização do sistema, o atendimento e a assistência aos detentos e familiares e a valorização da categoria de servidores.
“Este desafio exige um compartilhamento de responsabilidades, por isso, queremos contar muito com a sugestão e a ajuda de toda a categoria que integra o sistema da Secretaria de Justiça. A gestão democrática e participativa será a nossa diretriz de trabalho”, afirma Daniel Oliveira.
Na ocasião, o secretário apresentou os nomes dos coordenadores que vão compor sua equipe técnica de trabalho. O grupo é formado pelo delegado Raimundo Leite (consultor e assistente técnico na área de Segurança Pública), pela Coronel Júlia Beatriz (coordenadora do Censo Penitenciário), Jacinto Teles (diretor da Escola Penitenciária); Francisco Antônio (diretor de Humanização do Sistema); Fagner Martins (diretor de administração penitenciária), Capitão Marinho (diretor da Casa de Custódia); Nonato Amorim (diretor Administrativo e Financeiro) e Carlos Edilson (chefe gabinete).
A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a participação de agentes prisionais, funcionários da secretaria, além de sindicalistas, do futuro secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu, do secretário de Governo, Merlong Solano, e dos deputados estaduais Dr. Hélio (PTC) e Francisco Lima (PT).
Fonte: Sejus