Uma reunião intersetorial foi realizada na manhã desta segunda-feira no auditório da Escola Municipal Roland Jacob, em Parnaíba. O objetivo é discutir e apresentar às entidades não-governamentais e governamentais, entre elas Secretaria da Saúde e Educação, Núcleo Maria da Penha e representantes de abrigos, a instalação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Em paralelo ao Centro POP, a Prefeitura apresentou informações acerca do abrigo institucional para as pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem nas ruas. Será uma casa de passagem, que é uma das modalidades de abrigo.

“Isso significa que a partir de agora teremos serviços dentro da assistência social para atender esse público e para isso é fundamental que conversemos com os órgãos que poderão nos auxiliar no atendimento”, ressaltou a diretora de proteção social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Sedesc, Cimara Batista.

As pessoas que deverão ser atendidas são as que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimentos provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.

Esses serviços visam garantir proteção integral a indivíduos ou famílias em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. Os serviços também devem assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares ou comunitários e o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Fonte: Ascom