A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou as ações para a implantação da Foco Aprendizagem, uma plataforma on-line capaz de reunir, organizar e articular todos os dados relacionados à aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino do Piauí. A ferramenta está sendo elaborada pelo Tuneduc, em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Seduc.

seducpi

Nesta quinta-feira (5), o superintendente de Gestão, Helder Jacobina, juntamente com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, representantes das unidades de planejamento, de tecnologia da informação, gerências de ensino e comunicação, receberam membros das instituições parceiras para tratar dos processos de implantação da Foco Aprendizagem no Piauí.

Segundo Helder Jacobina a ferramenta chega ao Piauí com o objetivo de reunir todos os dados da educação no estado e a partir disso fazer um diagnóstico, identificar as possíveis deficiências no aprendizado do estudante e elaborar métodos para resolver esses problemas. “É de suma importância trabalhar os dados educacionais do estado, com vistas para a elaboração de estratégias que norteiem o nosso trabalho e melhorem cada vez mais a educação no Piauí”, disse.

O superintendente de Ensino Superior da Seduc e diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea), Ellen Gera enfatiza que, mais do que uma organização de dados, a Foco Aprendizagem será uma ação formativa com apoio tecnológico. “Os dados serão uma base para a formação do professor e da gestão escolar como um todo, é importante que eles se reconheçam a partir desse diagnóstico. A Seduc fará  formações, oficinas para munir esses profissionais com informações e consequentemente melhorar os índices educacionais do estado”, afirmou.

A plataforma Foco Aprendizagem está em processo de elaboração no Piauí e até o mês de maio será lançada. Dentro do cronograma de ações, a iniciativa prevê a formação de grupos de trabalho, capacitação de professores para que os objetivos sejam alcançados juntos às gerências de educação, escola e aluno.

Fonte: CCOM