Trocar experiências exitosas nas gestões de educação com ações desenvolvidas pelos diretores da rede estadual com os melhores Idebs. Este foi o objetivo do café-da-manhã promovido nesta segunda-feira (24) pelo governador Wellington Dias, pela secretária da Educação, Rejane Dias e demais secretarias do governo, no Palácio de Karnak.
O encontro buscou trocar experiências de sucesso na gestão escolar desenvolvidas pelos diretores das escolas com melhores Idebs no estado. A discussão também envolveu alcançar índices de qualidade, erradicar a evasão escolar e permitir condições de educação aliadas ao equilíbrio financeiro.
Segundo o governador Wellington Dias essa reunião servirá para nortear ações com foco específico nos resultados. “Queremos ouvir os importantes trabalhos desenvolvidos e vermos como modificar algumas realidades buscando melhor resultado. Com esse primeiro encontro, poderemos organizar condições de trabalho que permita investimentos certos para condições de obter resultados em dois anos”, afirma o governador.
Dentre os desafios nas escolas com melhor resultado, foram apontados problemas como o ensino multiseriado, o acompanhamento psicopedagógico realizado por professores, a motivação em sala de aula, falta de pedagogias de ensino condizentes com realidades únicas e infraestrutura nas escolas do campo.
Discussões e avaliação
Os professores explicaram realidades de escolas diferentes que obtiveram resultados superiores à qualidade de ensino no país. Alguns diretores apresentaram o ensino presencial aliado à mediação tecnológica como prática de reforço do conteúdo. A educação integral também fez parte da discussão com metodologias de ensino permitindo o aluno ficar por mais tempo na escola.
A secretária Rejane Dias ressaltou como positiva as intervenções para atingir um nivelamento de qualidade em todas as escolas. “Esta é uma oportunidade para debater os níveis de qualidade na educação e diminuir a evasão escolar. O nosso objetivo é implantar um sistema de avaliação semestral nas nossas escolas para melhorar a educação, colocar um modelo de formação para gestão eficiente destinado aos diretores, e assim colocar o nosso Ideb com média 6 até o ano de 2021”, conclui a secretaria.
Para o professor Kebler Diego Moura do Centro de Educação Profisssional Rural Frei José Apicella, de Guadalupe, as intervenções compartilhadas na reunião servirão para buscar melhores resultados em outras escolas. “Todos têm que trabalhar de maneira sincronizada. Ideias boas devem ser copiadas e adaptadas para determinada região. Temos que ver primeiro nossas prioridades e posteriormente traçar metas e objetivos, para depois cobrar os resultados”, afirma.
A Seduc irá implantar nas escolas o sistema de avaliação semestral verificando as escolas para resolver problemas pontuais. O modelo de gestão eficiente será incorporado na direção das escolas através da capacitação dos diretores que se candidatarem a gerir as escolas.
Por meio de premiações, a Seduc buscará incentivar os professores a obter os melhores resultados em sala de aula. Esse acompanhamento será possível com a implantação do sistema de lotação que está em desenvolvimento.
Fonte: CCom