A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (7), a primeira Avaliação Global Integrada de 2018 (AGI). A iniciativa tem como objetivo realizar um diagnóstico da qualidade da Educação ofertada pelo Estado e obter informações para a implementação de estratégias pedagógicas a fim de alcançar melhores resultados de aprendizagem da rede estadual.

sala de aula1

Ao todo, serão avaliados em língua portuguesa e matemática, 48.273 mil estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, de 623 escolas da rede estadual de ensino, nos 224 municípios piauiense.

O diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc (UNEA), Ellen Gera, informa que está em execução a logística de aplicação da AGI, que inclui a seleção e/ou elaboração dos itens que compõem os cadernos, diagramação, impressão, envio das avaliações às gerências regionais e escolas. “Os próximos passos serão a aplicação da avaliação, que acontece no dia 19 de junho, correção e devolutiva dos dados apurados nas avaliações. A escola deverá aplicar o instrumento de avaliação durante seu respectivo horário letivo. Vale ressaltar, que a data limite para a correção das avaliações é 22 de junho”, destaca.

As escolas atendidas pelo Mobieduca.me deverão fazer a correção pelo aplicativo, já as escolas não atendidas pelo Mobieduca.me deverão enviar através de planilha apropriada, que será disponibilizada às escolas e GREs via e-mail pela UNEA.

Seduc realiza pesquisa com questionário feito por amostragem
Neste mês de junho, uma amostra das escolas da rede receberá uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, que tem como objetivo buscar mais efetividade nas políticas públicas, nas ações formativas da rede e nos demais programas pedagógicos.

O questionário será aplicado por amostragem e enviado por e-mail. Essa pesquisa contém perguntas sobre informações administrativas e pedagógicas que devem ser fornecidas pelo diretor (a) da escola, de preferência com o apoio ou a participação do(a) coordenador(a) pedagógico(a).

Fonte: CCOM