A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 1ª Gerência Regional de Educação, realiza o I Encontro Regional de Grêmios e Líderes Estudantis da Rede Pública Estadual de Ensino na cidade de Parnaíba. O evento acontece do dia 21 de junho, das 8h às 17h, no Liceu Parnaibano.
Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar sua capacidade de atuação. A Supervisão de Grêmios Estudantis (Sugres) está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios estudantis nas escolas da rede estadual, o que já ocorreu em Coivaras, São João do Piauí, Teresina e outros municípios.
Segundo o supervisor da Sugres, Hedson Barata, são 110 grêmios ativos e 70 sendo reativados nas escolas estaduais. “O projeto visa estimular o aluno a cuidar em todos os sentidos da escola e a se comprometer com a educação. Em agosto de 2017 realizamos o primeiro encontro estadual dos grêmios e agora estamos indo para o interior. Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo”, revela Hedson Barata.
O I Encontro Regional de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí, em Parnaíba, será um momento de integração e de avaliação desse trabalho.
Programação
8h -Credenciamento/café da manhã.
9h – Abertura oficial – Composição da Mesa de Autoridades.
Palestra de Boas Vindas
Gerente Regional de Educação – Safira Maria Veras dos Santos
9h45 – Educação no Piauí – Perspectivas, Sonhos e Realidade
Superintendente institucional – Professor José Barros Sobrinho
10h40- Palestra Magna: O movimento estudantil como mecanismo de conquistas sociais e educacionais.
Ramon Motta – Vice-Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES.
11h45 – Apresentação da cartilha – construa o grêmio estudantil em sua escola.
Hedson Barata – Supervisor as Ações de Apoio de Grêmios Estudantis – Seduc
12h00 – Almoço Cultural
13h30 – Como se organiza um grêmio estudantil? Foco no estatuto, atas, planejamento, ações, conselhos escolares e bandeiras de lutas do movimento estudantil.
Ramon Motta e Hedson Barata
15h00 – lanche
15h30 – Políticas Públicas de Juventude “Todo Jovem tem Direitos’’ –
Vicente Gomes da Silva – Coordenadoria Estadual da Juventude – Cojuv
Participação-Professor Idelmar Gomes Cavalcante Junior – Historiador. Mestre e Doutor em História
Fonte: CCOM