img201505211038473832723MEDA presença de uma missão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na última semana em Teresina segue rendendo bons frutos para a área educacional no Piauí. Após orientar cerca de 199 gestores municipais quanto à destinação dos recursos demandados pelo Ministério, foi a vez do coordenador-geral de implementação de Projetos Educacionais do órgão, Fabrício Batista, anunciar ontem o desbloqueio de mais de R$ 3 milhões para a retomada das obras em 21 escolas públicas da rede estadual. A confirmação foi comemorada pela Seduc (Secretaria de Educação), liderada pela deputada federal licenciada, Rejane Dias (PT).

A dotação se junta aos R$ 30 milhões já destravados anteriormente, fortalecendo a política adotada pela atual gestão piauiense. Assim, os valores estarão disponíveis nos próximos dias, colaborando na redução dos empreendimentos paralisados, meta que vem sendo alçada pela pasta em todas as regiões. Cabe ressaltar que os recursos também poderão ser utilizados no pagamento das dívidas com os construtores; trabalho efetivo que ajuda a minimizar esse problema, herdado em parte das administrações anteriores.

Na maioria dos casos, o bloqueio se deu pela falta de atualização nos dados do Sistema de Informações do Ministério da Educação (Simec), indicativo primordial na consecução dos convênios e investimentos. Ao todo, no início do ano eram mais de 200 obras que apresentavam falta de medições e inconformidades, impedindo a liberação de qualquer valor junto à União, tal como a assinatura de novas parcerias. Neste âmbito, a secretária Rejane Dias e a equipe da pasta, em conjunto com o FNDE, têm resolvido os empecilhos que travam a execução de diversas obras no Piauí. Agora, a atenção se volta para a continuidade no trabalho.

Fonte: Meio Norte