A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) vai ser uma das principais parceiras do Governo do Estado para o projeto de expansão da Universidade Aberta no Piauí. O propósito do Governo é concluir, até 2018, o “ciclo completo da educação”, com oferta de ensino da infância ao nível superior nos 11 Territórios do Desenvolvimento, chegando ao máximo de municípios.
A proposta foi apresentada nesta manhã de segunda-feira (9), em reunião do governador Wellington Dias com o secretário da Educação, Helder Jacobina; e os reitores da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Lopes; e da Universidade Estadual, Nouga Cardoso. Também esteve presente o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Carlos Alberto Pereira, e a deputada federal Rejane Dias.
“A proposta é inicialmente reestruturarmos todos os polos da Universidade Aberta que temos hoje, da Uespi e da UFPI. Em seguida vamos chegar aos demais municípios, seja com mais polos ou os núcleos, que são unidades menores, mas que garantem as condições dos alunos terem acesso às aulas e participarem das atividades”, comentou o governador Wellington Dias.
O secretário Hélder Jacobina declarou que, em breve, será realizado um estudo de demanda por novos cursos em nível superior por região e município. “A partir daí vamos planejar a oferta dos cursos, a instalação de novos polos e núcleos”, finalizou. Outro ponto frisado é a necessidade de aumentar o aporte técnico e tecnológico nas unidades, já que o uso das tecnologias da informação é fundamental para o ensino na modalidade a distância. Atualmente, há 33 polos mantidos pela Seduc e utilizados pela UFPI e pela Uespi. A maioria em boas condições.
Fonte: CCom