Ação faz parte da campanha da Secretaria Estadual de Saúde e tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a prevenção de DSTs. (Foto: Marcela Pachêco/O Dia)
Ação faz parte da campanha da Secretaria Estadual de Saúde e tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a prevenção de DSTs. (Foto: Marcela Pachêco/O Dia)

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) lançou nessa segunda-feira (09/02) a campanha de carnaval deste ano, cujo tema é “#Partiu- Teste”. A iniciativa visa a conscientização dos jovens sobre o uso do preservativo durante o carnaval. A Sesapi possui em estoque quatro milhões de preservativos que já estão sendo distribuídos por todo o Estado.

Segundo a coordenadora de DST da Sesapi, Ana Karina Amorim, a Secretaria está trabalhando na vigilância e assistência da população neste período. “Com relação à vigilância, o foco é a prevenção de doenças e acidentes. Já a assistência está relacionada à prestação dos serviços de atendimento hospitalar e ambulatorial para atender as ocorrências durante o carnaval”, informa.

Em 2015, a campanha de carnaval está voltada para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a HIV/Aids. “Queremos estimular o diagnóstico precoce, focando tanto no uso do preservativo quanto no estímulo à realização de testes de HIV, pois muitas pessoas desconhecem seu status sorológico, ou seja, não sabem se são HIV soro positivo ou não. Se são diagnosticadas com a doença, temos manejos clínicos para assistência tanto para aquele que é soro positivo quanto para os que não são”, esclarece.

De acordo com Ana Karina, o público-alvo da campanha são os jovens, pois as pesquisas apontam que eles são os que mais estão sendo infectados nos últimos anos. “A testagem já faz parte da rotina, nós só precisamos ampliar e fazer com que chegue a toda a população, então aproveitamos o carnaval para chamar atenção para algo que não é novo, mas que precisa ser intensificado”, conta.

Fonte: Jornal O Dia