O governador Wellington Dias recebeu, nesta terça-feira (08), no escritório da residência oficial, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Participaram do encontro deputados federais eleitos pelo Piauí e na oportunidade foram tratadas pautas federativas como segurança pública e reformas.
Entre os temas abordados estão a votação do projeto de securitização das dívidas, a cessão onerosa de gás e petróleo, além de reformas como a tributária e política. “Durante este período em que Rodrigo Maia está à frente da Câmara Federal, sempre esteve de portas abertas para tratar tanto das pautas de interesses específicos do Piauí, quanto das de interesse do Fórum dos Governadores do Nordeste e do Brasil, contribuindo para que pudéssemos ter agilidade nas votações e conseguindo bons acordos por meio do diálogo”, destacou o governador.
A unificação da segurança pública estadual também foi pauta da reunião. “É um momento importante, no qual pudemos apresentar a ideia ao presidente e reivindicar a pauta. O objetivo da unificação é criar um sistema de classificação de risco para todas as áreas da segurança, a exemplo do que ocorre na área da Saúde e da Educação. Políticas, recursos e profissionais direcionados e especializados do ponto de vista de baixo, médio e alto risco para a segurança da sociedade”, esclareceu o deputado federal Fábio Abreu.
Para Rodrigo Maia, a intenção é continuar colaborando. “Se a decisão, mais na frente, for que eu continue na presidência, vamos continuar pactuando as agendas no Brasil entre governo federal, Estados e Municípios para superar esse momento de dificuldade, principalmente em dois pontos: nas contas públicas, começando pela previdência, e na segurança pública. Acho que temos condições de ter uma relação de diálogo e ser um instrumento de articulação com o governo federal para que tenhamos pautas que saiam da questão ideológica e tenham um objetivo específico. A finalidade é que o estado brasileiro como um todo volte a ter capacidade de investir”, afirmou o presidente.
Participaram do encontro os deputados federais que compuseram a comitiva do deputado Rodrigo Maia: Cleber Verde (PRB-MA), Ronaldo Martins (PRB-CE), Laura Carneiro (DEM-RJ), Alteneu, (PR-RJ), Gustinho (Solidariedade-SE) e os parlamentares piauienses Flávio Nogueira, Assis Carvalho, Júlio Cesar, Átila Lira, Margarete Coelho, Rejane Dias, Fábio Abreu, Themistocles Sampaio, Marcos Aurelio Sampaio, Gessivaldo Isaías e Merlong Solano.
Fonte: CCom