A Secretaria de Segurança Pública realizou nesta sexta-feira (17) a instalação de dois Centros Integrados de Segurança que irão reforçar a segurança no litoral do Piauí até o dia 31 de dezembro, com a presença de mais de 120 agentes de segurança.

 

Uma unidade do Centro Integrado vai ficar instalado no município de Luís Correia, com sede próxima a colônia de férias do Iapep. A outra unidade ficará instalada no Centro do município de Cajueiro da Praia, principalmente na praia de Barra Grande, um dos principais destinos turísticos do estado.

 

A secretaria informou que o objetivo é garantir o reforço na segurança da região, já que nesse período o litoral piauiense recebe muitos turistas.

 

Segundo a Secretaria de Segurança, agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros irão se apresentar nos Centros. Neste período, cerca de 120 agentes de segurança estarão presentes nas praias piauienses.

 

Crescimento da violência

 

A região do litoral do Piauí tem enfrentado um aumento na violência. Somente este ano, a cidade de Parnaíba registrou 81 homicídios e enfrenta uma onda de violência causada por briga entre facções criminosas.

 

O município teve um aumento de 161% nos casos de homicídios em comparação com o ano de 2020, quando foram registradas 31 mortes.

 

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, a escalada de violência nos municípios do litoral do Piauí ocorre principalmente por conta da disputa pelo controle do tráfico de drogas da região, por conta de facções criminosas de outros estados que tentam se instalar no litoral do Piauí.

 

Com o objetivo de diminuir essa onda de crimes, foi realizada uma troca no comando do 2º Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba, que desde segunda-feira (13) está sob o comando do tenente-coronel Erisvaldo Viana. Em Luís Correia, o major Wilton, que estava no subcomando do Batalhão Rone em Teresina, assumiu o comando da Ciptur, em Luís Correia, no lugar do major Danilo Palhano.

 

A cidade ainda recebeu nessa semana uma equipe da Força Integrada de Segurança Pública, comandada pela coronel Júlia Beatriz, para ajudar no policiamento.

 

Fonte: G1/PI