Seis comunidades de Luís Correia são as primeiras beneficiadas com Adutora do litoral
A Adutora do Litoral, obra que vai garantir o abastecimento hídrico em toda a região litorânea do Piauí, começa a virar realidade com ligações de água que estão sendo feitas em algumas comunidades do município de Luís Correia. A primeira será nesta sexta-feira (04),às 11h, na comunidade Carnaubal, e contará com a presença do governador do estado Wellington Dias, e do secretário da Fazenda e coordenador do PROPiauí, Rafael Fonteles, que farão visitas às obras de construção da adutora e às comunidades beneficiadas.
Além de carnaubal, nesta primeira etapa, os próximos beneficiados serão os moradores das comunidades Arrombado, Macapá, Maramar, Carapebas, Mexeriqueira e Sobradinho, que também passarão a contar com água limpa, de qualidade e pronta para o consumo diretamente em suas casas.
A Adutora do Litoral representa a maior obra hídrica do Estado no Norte do Piauí e recebe investimentos de R$ 70 milhões, recursos que vão transformar a realidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo piauiense que vive nas sedes e localidades dos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A obra possui mais de 80 quilômetros de extensão da tubulação principal, partindo do bairro Pindorama, em Parnaíba, e já está com mais de 76% dos serviços executados.
“Ao passo que a adutora vai sendo implementada, nós já vamos deixando benefícios na rede preexistente que passa a receber melhorias e seguimos estendendo para outros povoados a rede de abastecimento. Depois de concluída, a adutora do litoral garantirá um incremento de mais 6 milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema”, diz o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral.
Segundo o gestor, os próximos povoados a terem, ainda este ano, água com regularidade serão Barra Grande e Barrinha, no município de Cajueiro da Praia. Ilha Grande fecha o cronograma e finaliza todos os municípios do litoral contemplados com a rede de abastecimento.
O sistema da Adutora do Litoral possui, além da tubulação principal, quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão com capacidade de 3.540m³ de água. Desses reservatórios, nove já estão prontos. Estão em construção os reservatórios dos povoados Sobradinho e Camurupim. Nesse último também está sendo feita uma estação elevatória e está sendo finalizada uma estação elevatória de bombeamento no povoado Coqueiro.
O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, que coordena o PRO Piauí, programa que implementou ações e otimizou esforços no sentido de permitir a execução dos serviços dessa e de outras obras importantes para o Estado, destaca que são muito positivos os impactos para a economia dos municípios beneficiados com essa estrutura e o alcance social da obra é amplo, com a melhoria da qualidade de vida da população de 200 mil pessoas que vivem na região.
“O turismo da região vive um momento muito próspero com a instalação de vários empreendimentos e será fortemente impactado com essas melhorias, pois os empreendedores locais terão segurança para ampliar os negócios, ofertar mais serviços e reforçar a capacidade para receber mais turistas. Os moradores das cidades do litoral piauiense também serão beneficiados com água tratada e abastecimento regular, fator que vai contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas”, ressaltou o secretário.
Fonte: Ascom Idepi