O Portalcostanorte.com recebeu nesta segunda-feira (22) a denúncia de um agente de Parnaíba relatando que a Polícia Civil não está indo a campo por falta de condições.
Ainda segundo o policial, quase todas as viaturas foram recolhidas temporariamente por estarem “irregulares”, inclusive o carro tumba do Instituto de Medicina Legal – IML.
“Quando há uma morte por causa não natural é o jeito chamar uma funerária para fazer a remoção do corpo”, explicou o agente que não quis se identificar temendo represálias.
Outro problema seria a falta de coletes à prova de bala, pois estes equipamentos (que podem salvar a vida em caso de troca de tiros) estariam com data de validade vencida.
A crise na Polícia Judiciária também é percebida através da carência de material de escritório nas delegacias. Falta de tudo um pouco, inclusive toner para impressão de ocorrências.
Por telefone, a reportagem tentou contato com o delegado geral James Guerra, mas não foi possível esclarecer a denúncia devido às seguidas interrupções na chamada via celular.
Registro de viaturas
Na manhã da última segunda-feira (15/04), o Secretário de Segurança, Delegado Robert Rios Magalhães, editou a Portaria nº 032/GS/2013, instituindo a obrigatoriedade, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, do registro de viaturas junto aos órgãos próprios de licenciamento e fiscalização.
Como decorrência da citada Portaria, todas as viaturas pertencentes ao patrimônio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí somente poderão ser destinadas ao serviço policial, na capital e no interior, após as devidas regularizações, juntos aos órgãos de licenciamento e fiscalização.
Com informações de Daniel Santos e da Polícia Civil