02

Os eleitores de 37 municípios que ainda não realizaram o recadastramento terão que correr contra o tempo, isto porque o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou hoje (23) que o prazo final para concluir o processo segue até o próximo dia 21 de março. No caso, não há previsão para prorrogação, principalmente por conta das ações a serem cumpridas pelo órgão advindas do pleito municipal do segundo semestre, que neste ano, sofrerá algumas mudanças devido a minirreforma eleitoral. O recadastramento biométrico teve início no último dia 3 de novembro compreendendo 19 zonas em todo o Piauí, de tal forma a atualização é obrigatória, sob a possibilidade do cancelamento do Título caso o eleitor não formalize o processo.

O cancelamento do Título acarreta em diversos impedimentos ao cidadão, dentre os quais se destacam a obtenção de passaporte ou carteira de identidade, tal como o recebimento do salário, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, dificuldades na nomeação para cargos públicos, dentre outras. De tal modo, para realizar o recadastramento basta o eleitor apresentar a carteira de identidade, o título de eleitor e o comprovante de residência.

Os municípios abarcados pela medida, são: Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, São Miguel do Fidalgo, Amarante, Brasileira, Uruçuí, Miguel Alves, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí e Valença do Piauí, São João da Fronteira, São José do Divino, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Palmeirais, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Pajeú do Piauí, Tamboril do Piauí, Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio, Alto Longá, Novo Santo Antônio, Regeneração, Elesbão Veloso, Inhuma, Manoel Emídio, Landri Sales, Antônio Almeida, Porto Alegre do Piauí, Campinas do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Inácio do Piauí. Dos 290,4 mil piauienses abarcados nesta etapa, a estimativa é que até agora apenas 71% tenham comparecido aos cartórios eleitorais. 

Fonte: Meio Norte