Parnaíba, no Litoral do Piauí, está na rota das mais de 100 cidades que irão receber a edição 2013 da Semana do Audiovisual (SEDA). As exibições acontecem entre os dias 01 A 03 de julho, no Teatro Saraiva, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima. A programação do domingo (30/06), foi adiada para quarta-feira (03/07), devido a final da Copa das Confederações, no domingo.
Esta é a 7ª edição do evento, que além de cinema, abre espaços para a produção em outras mídias. O projeto também é marcado por campanhas, que apresentam tecnologias de produção e gestão colaborativas para o setor.
Cena de ‘Elena’, documentário que está no 45º Festival de Cinema de Brasília (Foto: Reprodução / Divulgação)Cena de ‘Elena’, documentário que está na
Programação da SEDA
Entre os títulos que serão apresentados em Parnaíba está o documentário Elena, que traz a história de um suicídio trabalhada com muita sutilizada pela diretora brasileira Petra Costa. O longa é uma remontagem da trajetória de Elena Andrade, irmã de Petra, que foi tentar a sorte e carreira nos Estados Unidos e deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e a família.
Se apresentando como uma vitrine para as produções brasileiras, a Seda inclui na programação ‘Último Ato’, que tem direção e roteiro de Joaquim Lopes Saraiva e retrata a retrata de uma trupe teatral mambembe, formada por três artistas do passado, que se apresentam nas ruas do país durante a repressão militar.
Figura ainda na lista dos filmes que serão exibidos no Teatro Saraiva o ‘Terror da Vermelha’ do poeta e compositor piauiense Torquato Neto. O suspense gira em torno das perambulações de um assassino serial perseguindo suas vítimas pelas ruas do bairro da Vermelha, em Teresina. A história serve como pano de fundo para investigação do caráter formal do cinema, com a intrusão de elementos plásticos e poéticos avessos à ficção cinematográfica contemporânea.
O longa ‘Feliz Natal’, que tem direção do ator Selton Mello, também compõe a programação da Semana do Audiovisual em Parnaíba. O filme traz a história de Caio (Leonardo Medeiros) que tem 40 anos e trabalha em um ferro-velho no interior. Hoje ele possui uma companheira e uma ocupação constante, mas no passado levou uma vida de grande irresponsabilidade, da qual saiu vivo por sorte. A proximidade do Natal faz com que ele faça um balanço de sua vida, decidindo retornar à capital e reencontrando familiares.
A SEDA é um projeto que integra o calendário anual do Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. No Piauí o ponto que coordena as exibições é o Coletivo Porto Salgado, único no estado a integrar o Fora do Eixo.
Em 2013 a SEDA, em sua 7ª edição, conecta-se com a América Latina, África e Europa, atingindo 100 cidades e possibilitando um aumento na circulação de realizadores, expandindo, consequentemente, o acesso ao cinema latino americano, e também uma mudança significativa no cenário audiovisual independente e colaborativo.