Imagem: PMP

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Parnaíba reuniu-se com catadores de lixo do aterro sanitário nesta quarta-feira (1º) para formarem uma associação, para que os mesmos se organizem melhor para venda do material que é selecionado no aterro.

O secretário, Carlos Eduardo Souza e Silva, e o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco Gomes, explicaram para cerca de 40 catadores as vantagens do grupo formar uma associação e os benefícios que poderão ser alcançados com o lançamento da Prefeitura de um programa de gerenciamento de resíduos sólidos – PGRS. Após a escolha do nome e da diretoria da “Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade de Parnaíba – ACAMAR”, faltam agora apenas os tramites legais para que a mesma possa dar o ponta pé inicial às mudanças na forma de trabalho.

Atualmente no aterro sanitário da cidade de Parnaíba são selecionados vários tipos de materiais que podem ser reciclados, como alumínio, ferro, papelão, plástico e garrafas tipo pet, que são responsáveis pelo sustento de várias famílias que moram próximas ao aterro. Com o funcionamento da ACAMAR, essas famílias vão ser beneficiadas de várias formas, como a venda organizada e com um preço mais acessível, aquisição de EPI’s e de equipamentos mais modernos para a seleção e prensa desses materiais.

A Secretaria de Meio Ambiente irá monitorar todas a fases de mudanças da forma como a ACAMAR for se desenvolvendo, como a utilização dos equipamentos e quanto ao uso de EPI’s, para que os catadores não ponham em risco sua saúde.

Ao final da reunião foi marcado um novo encontro com a diretoria, para que os mesmos possam discutir o registro da ACAMAR junto aos órgãos competentes e a filiação dos sócios, para que se possa ter um raio-x do perfil dos associados.