Amanhã (31), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizará o lançamento do Plano de Ações da Semarh para a Prevenção e Controle de Queimadas no Piauí. O plano corresponde às ações de competência da pasta para a prevenção e controle de queimadas. O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Parque Potycabana, a partir das 8h.

O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, explica que o Plano começou a ser preparado e pré-execuatdo ainda no primeiro semestre de 2023, para que neste segundo semestre, que corresponde ao período crucial, o trabalho seja mais eficaz. “Nesse encontro apresentaremos o plano de execução dos trabalhos que a Semarh vem desenvolvendo desde o primeiro semestre, bem como as ações a serem executadas a partir de agosto”, disse. “Um dos focos desse trabalho é o treinamento e aparelhamento das brigadas que atendem em todo o nosso Estado”.

O trabalho de atenção às queimadas, realizado pela Semarh, está previsto em um dos compromissos que integram o eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí. No eixo, é definida a ação de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais, bem como a recuperação de áreas degradadas.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destaca que o evento será mais um importante momento para que a Semarh e os demais órgãos competentes dialoguem sobre ações estratégicas para a prevenção e controle de queimadas em todo o Piauí. “Iremos tratar de ações e estratégias a serem implementadas e intensificadas até o fim do ano”, afirmou.

Ainda este ano será lançado também o Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Piauí, que está em desenvolvimento desde o primeiro semestre.

Ascom SEMARH