Associadas da APAE de Parnaíba/ Foto: Tacyane Machado

O município de Parnaíba, que possui uma sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), terá um grande evento voltada para a mobilização da comunidade e do poder público contra mudança na Meta 4 do Plano Nacional de Educação.

A mudança abre a possibilidade de enfraquecimento da atuação das entidades que oferecem educação especial às pessoas com deficiência. Isso poderia acontecer a partir da aprovação do novo Plano Nacional da Educação, em tramitação no Senado.

O temor está relacionado ao relatório do senador José Pimentel (PT-CE) ao PNE (PLC 103/2012), aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o texto, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação deve ser universalizado na rede regular de ensino.Isso retiraria de entidades como Apaes e Pestalozzis a possibilidade de oferecer o atendimento especial substitutivo à educação escolar na rede regular, como pode ser feito hoje em dia.

Além disso, restringiria o repasse de recursos a essas entidades a partir de 2016. Por isso, as Apaes defendem a manutenção da palavra “preferencialmente” na redação da Meta 4 do projeto sobre o PNE.

De acordo com o presidente da APAE de Parnaíba, Themístocles Gomes Pereira, a caminhada será nesta quarta (21/08) terá início em frente à instituição às 16h e seguirá por vias públicas, culminando na Avenida São Sebastião, em frente à Universidade Federal do Piauí.
Para chamar atenção, segundo o presidente, a caminhada será acompanhada por carro de som e os participantes seguirão com faixas, cartazes e apitos.