Foto: José Galas

Depois de 113 dias de greve, os servidores voltaram as suas atividades normais. A decisão foi tomada em assembleia geral, no último dia 22, após orientação do comando nacional de greve/federação dos sindicatos dos trabalhadores. A maioria das universidades encerrou a greve na sexta-feira (23).

Em Parnaíba, o retorno aconteceu nesta segunda-feira (27), porém, deve ser temporário. Segundo o coordenador do sindicato dos servidores da subseção de Parnaíba, Jader Barrozo, este recuo é visto como uma estratégia pelos servidores, já que o governo não aceitou nenhum pedido feito pela categoria, e ainda, afirmou que não negocia com grevistas.

Os servidores são contra a implementação de leis que retiram os direitos dos trabalhadores e almejam um reajuste no piso da categoria. As tentativas de negociação vão continuar e dessa vez, a categoria tem a expectativa de que o governo tome partido e que haja algum avanço. Caso, o governo não entre em acordo, o sindicato pretende paralisar novamente.

Durante este período o campus de Parnaíba havia aderido a greve, somente os terceirizados não pararam em nenhum momento.