Reunião no Ministério Público com equipe do governo (Foto: Márcio Sales/Sesapi)

A Secretaria de Estado da Saúde participou na manhã desta terça (15), no Ministério Público Estadual, de uma reunião entre gestores para tratar da situação dos presos com transtornos mentais do Estado. O secretário de saúde , Mirócles Veras, participou do evento e colocou a Sesapi à disposição para enfrentar o problema vivido pelo Hospital Penitenciário Valter Alencar, que abriga presos diagnosticados com algum tipo de transtorno mental.

“Queremos resolver independente de custos e de local. Essa atitude de estarmos unidos vai viabilizar a maneira mais rápida de conseguir os investimentos para aquele hospital. Já pedimos inclusive o levantamento de todo o custo para amenizar este problema”, declarou durante a reunião.

A gerente de saúde mental da Sesapi, Leda Trindade, também esteve participando da discussão e reafirmou as ações da Sesapi na área, como na discussão em torno da transferência desses presos para o Hospital Areolino de Abreu. “Já foi implantado o Núcleo Psicossocial para o atendimento dos internos da Major César e Hospital Valter Alencar. São cinco profissionais atuando conforme portaria do Ministério da Saúde. Precisamos resolver  as coisas com responsabilidade, O Areolino de Abreu não pode receber preso com transtorno mental, exceto em crise”.

A reunião foi realizada a pedido da promotora da vara da saúde pública,  Claudia Seabra e, além da Sesapi, contou ainda com gestores da Secretaria de Estado da Justiça e do Núcleo de Apoio Psicossocial.

“Queremos que os novos gestores possam resolver a questão desses detentos, porque as condições as quais eles se encontram é insustentável. Por isso, aqui serão enviados prazos e encaminhamentos para que ainda no proximo mês tenhamos resultados imediatos”, explicou a procuradora.

Fonte: Ccom