O Sesc Caixeiral vai realizar o curso de Conservação e Restauro com Elenilce Mourão. As inscrições podem ser feitas de 02 a 06 de setembro, no link de inscrições abaixo:
O curso será realizado de 09 a 13 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, tem duração de 40 horas e objetiva capacitar novos técnicos em Conservação para atuarem nas ações de preservação do patrimônio cultural móvel, artístico e histórico local. A capacitação é voltada a servidores públicos estaduais e municipais e à comunidade que trabalhe diretamente com a preservação do patrimônio, lotados nos museus e casas de Cultura. Certificado pelo Programa de Pós Graduação – Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM/UFPI).
Também podem participar do curso estudantes das Universidades de Parnaíba, de cursos de áreas afins como História, Artes Visuais, Química, Biblioteconomia, Arqueologia e Turismo.
Os alunos vão aprender teoria e prática, com noções básicas e avançadas sobre materiais, métodos e técnicas aplicadas a bens culturais móveis, abrangendo procedimentos em esculturas diversas, imagens sacras, mobiliário, molduras, com especificidade em madeira, telas e outros materiais constituintes das obras de arte ou peças oriundas de acervos públicos ou particulares.
Além de capacitar novos Conservadores de Acervo , o curso vai atualizar as técnicas de conservação e restauro para quem já trabalha na área e promover o intercâmbio entre linguagens em diálogo com o patrimônio a preservar.
Sobre Ellen Mourão
Elenilce Soares Mourão, nome artístico Ellen Mourão, integrante da União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí (UAPPI), é mestre em Artes, Patrimônio e Museologia (UFPI/PHB, 2017). Especialista em História da Arte e da Arquitetura (IFC, 2003). Graduada em Educação Artística – Artes Plásticas (1990) e Desenho (1996) pela UFPI. Possui longa história com inúmeros cursos e produção nas áreas de atuação: Arte/Educação, Artes Visuais, Conservação/Restauração e Grupos de Artesanato. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI.
Fonte: Sesc Piauí