O Palco Giratório chega a sua 22ª edição em 2019. Neste ano serão 642 apresentações de 20 grupos artísticos, alcançando 138 cidades brasileiras. O lançamento nacional acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de março, em Natal (RN). Entre as novidades desta edição está a Cena Expandida – Circuito Especial, que promoverá ações com duração estendida como residências e mapeamento de artistas.
Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante instrumento de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país.
Além de espetáculos para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.
“O Palco Giratório é um encontro permanente de distintas visões de mundo na construção de conhecimentos e trocas de experiências. É um espaço que existe para despertar a sensibilidade do público para as mais variadas manifestações culturais, além de promover a valorização do artista. Através dele, além do entretenimento proporcionado pelo teatro, dança, circo, intervenções urbanas e performances, o público também desenvolve olhares que possibilitam o surgimento de novas práticas no dia a dia”, afirma Rozenilda Castro, coordenadora regional de cultura do Sesc Piauí.
Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.
Já os espetáculos selecionados têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação. Apoiar manifestações artísticas voltadas para o desenvolvimento cultural e a democratização da cultura nacional é um compromisso do Sesc.
Fonte: Ascom