A Câmara Municipal de Parnaíba, realizou uma Sessão Solene na noite deste sábado, 29 de agosto, no Centro Espírita Caridade e Fé, para entrega da medalha do Mérito Legislativo Municipal ao escritor Antônio Cesar Perri de Carvalho. A homenagem foi proposição da vereadora Fátima Carmino.
A Sessão Solene foi presidida pelo Presidente da casa, Vereador Gustavo Lima. Também esteve presente o vereador Astrogildo Fernandes, o Secretário de Setor Primário e Abastecimento, Augusto Rodrigues de Menezes; o Deputado Estadual e parnaibano, Dr. Hélio; Zilda Cunha Aguiar, Presidente do Centro Espirita Caridade e Fé; o Presidente da União Municipal Espirita de Parnaíba, Samuel Aguiar, além de amigos e frequentadores do Centro Espírita.
Em discurso, a autora da homenagem fez um breve histórico do homenageado, destacando que desde 2009, contribui diretamente para o movimento espirita de Parnaíba, data que o homenageado Cesar Perri veio a cidade desenvolver um projeto de interiorização da Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da Federação Espirita de Brasileira. “Todos nós precisamos fazer um trabalho cristão, que é a caridade. Me sinto feliz por fazer parte e é uma grande satisfação de estar fazendo essa pequena contribuição” argumenta a vereadora Fátima Carmino.
A Presidente do Centro Espirita Caridade e Fé, Zilda Cunha Aguiar, falou da fundadora Maria Dolores Aguiar, das ações de caridade que o Centro promove e a integração com a comunidade.
O Presidente da União Municipal Espirita de Parnaíba, Samuel Aguiar ressaltou a importância de um local para congregar pessoas que buscam um momento de paz, destacou que em uma das ações do Centro, mais de 60 famílias carentes são beneficiadas e que em poucas instituições religiosas tem tantas pessoas voluntárias regulares. Se emocionou ao falar de sua avó, fundadora do Caridade e Fé e anunciou que o Deputado Estadual, Dr. Hélio pretende apresentar na assembleia Legislativa projeto de lei, tornando o Centro em utilidade pública estadual.
O homenageado da noite, Cesar Perri saudou todos os presentes contou várias passagens do escritor espirita Humberto de Campos, entre elas a história do cajueiro que foi plantado e leva o nome do mesmo. Destacou ainda que a homenagem também é para Humberto de Campos, o povo de Parnaíba e todas as pessoas presentes.
Na ocasião foi inaugurada a livraria espírita do Centro Espírita Caridade e Fé, onde Cesar Perri lançou a obra – O Evangelho Segundo o Espiritismo: orientações para o estudo.
Sobre o centro:
O Centro Espírita Caridade e Fé foi fundado no ano de 1957, por Maria Dolores Aguiar, na cidade de Parnaíba – PI, em ocasião da dificuldade de deslocamento para outros centros locais. Junto a pessoas da comunidade iniciaram o Evangelho e os Estudos da Doutrina em um salão de taipa.
Sobre Humberto de Campos:
Humberto de Campos residiu em Parnaíba numa rua que leva também o seu nome. Aliás, o nome do autor é atribuído também em cidades como sua terra natal, Miritiba, no Maranhão. Em Parnaíba, Humberto é exaltado sobretudo pela comunidade espírita, com uma casa espírita que leva seu nome e anualmente o movimento espírita realiza a Semana Espírita Humberto de Campos, por ocasião de seu aniversário no dia 25 de outubro.
Fonte: Ascom CMP
Edição: Tiago Mendes / Portal Costa Norte